segunda-feira, 22 de julho de 2013

Nova Escola, v.27, n.257, nov.2012

CARO EDUCADOR | Carta do editor

Encontros emocionantes

Apresentação da edição de novembro de 2012 da revista NOVA ESCOLA

CARREIRA

Curso para gestores

Notas sobre carreira docente, educação no campo, pós-graduação, legislação

NA DÚVIDA? | NOVA ESCOLA responde

HELOISA RESPONDE | A prática em sala de aula
GESTÃO ESCOLAR Por que o coordenador deve assistir às aulas?
INCLUSÃO Como passar orientações a uma aluna surda durante a prática de esporte sem atrapalhar a partida?
ASSIM NÃO DÁ! Dizer que, para aprender, é preciso vivenciar

E AGORA, TELMA? | Comportamento

NOVA ESCOLA DISCUTE

Poucas creches para muitas crianças

A construção de instituições de Educação Infantil tem sido alvo de investimentos, mas ainda há poucas vagas para a demanda crescente

ESTANTE

FALA, MESTRE!

Entrevista com Maria Suzana Menin

Coordenadora de uma pesquisa sobre Educação moral em escolas públicas do país, a docente explica o que faz um projeto nessa área ser bem-sucedido: ensinar valores - e não impor regras - é o principal

RETRATO

Aulas de colaboração em um templo das artes

Jovens que participam de programa educativo do Instituto Inhotim, em Belo Horizonte, integram evento na galeria inglesa Tate Modern

EM DIA

PENSE NISSO | Artigo | Luis Carlos de Menezes

A Educação da alma pelo corpo

A realização ou a frustração de crianças e jovens com seu físico depende muito da orientação que recebem na escola

CAPA | MATEMÁTICA

Uma passagem segura do 5º para o 6º ano em Matemática

Quando os professores do 5º e do 6º ano dialogam sobre as dificuldades dos alunos e mudam sua forma de trabalhar, a transição é mais tranquila. O ensino é aprimorado e a aprendizagem ocorre de forma contínua

BRINCADEIRAS REGIONAIS

O brincar arretado de Pernambuco

Passa-anel, pipa, trem maluco e passarás fazem a alegria das crianças

POLÍTICAS PÚBLICAS

Por que eles estudam tão longe?

Quase 41 mil escolas rurais foram fechadas nos últimos 11 anos

EDUCAÇÃO INFANTIL | Pré-escola

Pesquisa no laboratório e também no jardim 

A observação das minhocas possibilitou que os pequenos aprendessem a aprofundar a investigação sobre uma espécie e checar suas hipóteses

CIÊNCIAS | 4º e 5º anos

De onde vem o sal?

Pesquisar o caminho do composto até a mesa tem tudo a ver com dois conteúdos: o ciclo da água e a separação de misturas

GEOGRAFIA | 1º e 2º anos

O que dizem as nossas casas

Analisar construções é essencial para começar a entender o conceito de lugar. Aguce o olhar da criançada para os diferentes tipos de moradia

EDUCAÇÃO FÍSICA | 3º ao 5º ano

Arrasta-pé e rala-bucho: o forró invade a Educação Física

As crianças nunca tinham ido a um baile, mas com a proposta do professor elas dançara, assistiram a vídeos de vários artistas, conheceram a história do forró e ampliaram o repertório de movimentos

LÍNGUA PORTUGUESA | 7º ao 9º ano

Como fazer análise das características do personagem

O estudo desse elemento central do texto para além do que está escrito é uma boa atividade para compreender o enredo

HISTÓRIA|  8º e 9º anos

Revolução Francesa e Conjuração Baiana: dois fatos separados apenas geograficamente

Do outro lado do oceano, a Revolução Francesa. Deste, a Conjuração Baiana. A distância é grande, mas os dois fatos tiveram muito em comum


PESQUISA

O quebra-cabeça da escola inclusiva

Os docentes apoiam a presença de alunos com deficiência nas turmas regulares, mas faltam várias peças para que esse cenário se organize

Nenhum comentário:

Postar um comentário