CARO EDUCADOR | Carta do editor
Encontros emocionantes
Apresentação da edição de novembro de 2012 da revista NOVA ESCOLA
CARREIRA
Curso para gestores
Notas sobre carreira docente, educação no campo, pós-graduação, legislação
NA DÚVIDA? | NOVA ESCOLA responde
PLANETA Como surgiu a água na Terra?
MUNDO Por que o México faz parte da América do Norte e também da América Latina?
GEOMETRIA Todos os sólidos geométricos têm vértices?
MUNDO Por que o México faz parte da América do Norte e também da América Latina?
GEOMETRIA Todos os sólidos geométricos têm vértices?
HELOISA RESPONDE | A prática em sala de aula
GESTÃO ESCOLAR Por que o coordenador deve assistir às aulas?INCLUSÃO Como passar orientações a uma aluna surda durante a prática de esporte sem atrapalhar a partida?
ASSIM NÃO DÁ! Dizer que, para aprender, é preciso vivenciar
E AGORA, TELMA? | Comportamento
OPRESSÃO Como agir quando sei que outro docente ofende e intimida os alunos em classe?
SEXUALIDADE Vi que dois alunos adolescentes do mesmo sexo se beijaram. O que eu faço?
FOFOCAS Como combater as delações no 2º ano do Fundamental?
SEXUALIDADE Vi que dois alunos adolescentes do mesmo sexo se beijaram. O que eu faço?
FOFOCAS Como combater as delações no 2º ano do Fundamental?
NOVA ESCOLA DISCUTE
Poucas creches para muitas crianças
A construção de instituições de Educação Infantil tem sido alvo de investimentos, mas ainda há poucas vagas para a demanda crescente
ESTANTE
FALA, MESTRE!
Entrevista com Maria Suzana Menin
Coordenadora de uma pesquisa sobre Educação moral em escolas públicas do país, a docente explica o que faz um projeto nessa área ser bem-sucedido: ensinar valores - e não impor regras - é o principal
RETRATO
Aulas de colaboração em um templo das artes
Jovens que participam de programa educativo do Instituto Inhotim, em Belo Horizonte, integram evento na galeria inglesa Tate Modern
EM DIA
PENSE NISSO | Artigo | Luis Carlos de Menezes
A Educação da alma pelo corpo
A realização ou a frustração de crianças e jovens com seu físico depende muito da orientação que recebem na escola
CAPA | MATEMÁTICA
Uma passagem segura do 5º para o 6º ano em Matemática
Quando os professores do 5º e do 6º ano dialogam sobre as dificuldades dos alunos e mudam sua forma de trabalhar, a transição é mais tranquila. O ensino é aprimorado e a aprendizagem ocorre de forma contínua
BRINCADEIRAS REGIONAIS
O brincar arretado de Pernambuco
Passa-anel, pipa, trem maluco e passarás fazem a alegria das crianças
POLÍTICAS PÚBLICAS
Por que eles estudam tão longe?
Quase 41 mil escolas rurais foram fechadas nos últimos 11 anos
EDUCAÇÃO INFANTIL | Pré-escola
Pesquisa no laboratório e também no jardim
A observação das minhocas possibilitou que os pequenos aprendessem a aprofundar a investigação sobre uma espécie e checar suas hipóteses
CIÊNCIAS | 4º e 5º anos
De onde vem o sal?
Pesquisar o caminho do composto até a mesa tem tudo a ver com dois conteúdos: o ciclo da água e a separação de misturas
Reportagem Como transformar a sala de aula em um laboratório de Ciências
Curiosidade Por que a água do mar é salgada?
Plano de aula Interação molecular
Plano de aula Planeta Água
Curiosidade Por que a água do mar é salgada?
Plano de aula Interação molecular
Plano de aula Planeta Água
GEOGRAFIA | 1º e 2º anos
O que dizem as nossas casas
Analisar construções é essencial para começar a entender o conceito de lugar. Aguce o olhar da criançada para os diferentes tipos de moradia
EDUCAÇÃO FÍSICA | 3º ao 5º ano
Arrasta-pé e rala-bucho: o forró invade a Educação Física
As crianças nunca tinham ido a um baile, mas com a proposta do professor elas dançara, assistiram a vídeos de vários artistas, conheceram a história do forró e ampliaram o repertório de movimentos
LÍNGUA PORTUGUESA | 7º ao 9º ano
Como fazer análise das características do personagem
O estudo desse elemento central do texto para além do que está escrito é uma boa atividade para compreender o enredo
HISTÓRIA| 8º e 9º anos
Revolução Francesa e Conjuração Baiana: dois fatos separados apenas geograficamente
Do outro lado do oceano, a Revolução Francesa. Deste, a Conjuração Baiana. A distância é grande, mas os dois fatos tiveram muito em comum
PESQUISA
O quebra-cabeça da escola inclusiva
Os docentes apoiam a presença de alunos com deficiência nas turmas regulares, mas faltam várias peças para que esse cenário se organize
Nenhum comentário:
Postar um comentário